Impressão de artista do satélite Aura. Crédito: NASA

NASA lança sonda Aura para estudar alterações globais

Na madrugada de ontem um foguetão Delta II da Boeing transportando a sonda Aura foi lançado da Base de Vanderberg na Califórnia. Até ao momento todos os sistemas estão operacionais  e a funcionar normalmente. A estação de rastreio de Malindi no Quénia confirmou a separação bem sucedida da sonda.

A missão Aura pretende estudar a atmosfera terrestre de modo a poder dar resposta a três questões fundamentais, a saber:

  1. Será que a camada de ozono está a recuperar?
  2. A qualidade do ar está ou não a deteriorar-se?
  3. Como está o clima global a alterar-se?

Para poder responder a estas perguntas a sonda Aura vai analisar a troposfera da Terra (a camada que vai do solo até aos 10 km de altitude) que é a região da atmosfera em que ocorre a esmagadora maioria da actividade humana.

Como se sabe, as alterações globais têm sido uma das maiores preocupações do Homem nas últimas duas décadas, embora a preocupação científica, por razões económicas, nem sempre tenha sido acompanhada das medidas políticas apropriadas a nível mundial.

Sobre Miguel Montes

Veja também

Hubble encontra pistas de um planeta de segunda geração

Dados de arquivo do Hubble revelaram indícios de um possível planeta de segunda geração no sistema da anã branca HS 0209+0832. A elevada abundância de nióbio sugere que o planeta se formou a partir de material expelido pela estrela durante a sua morte, em vez de ter nascido com ela, oferecendo pistas sobre uma possível segunda geração de sistemas planetários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *