Notícias mais recentes

Estrela morta ilumina galáxia próxima

Uma parte do céu medida pelo detetor de raios gama do satélite INTEGRAL da ESA. O céu contém muitas “manchas” azuis. Mas uma das manchas é muito mais brilhante do que as outras, sinal de um poderoso evento em raios gama. Determinou-se que o sinal era oriundo da galáxia M82. …

Ler Mais »

Novas observações do Telescópio Webb revelam que os buracos negros “desligam” rapidamente a formação estelar em galáxias massivas

Imagem, gerada por IA (inteligência artificial) de uma galáxia onde um buraco negro supermassivo impulsiona um fluxo de gás que retira a matéria-prima necessária para a formação estelar, levando à sua extinção. Crédito: Image Creator – Copilot Designer Uma nova investigação publicada na revista Nature apresenta novas observações do Telescópio …

Ler Mais »

O Hubble foi à caça de asteroides pequenos da cintura principal

Parece que alguém pegou nesta imagem da galáxia espiral barrada UGC 12158, pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, e a riscou com uma caneta branca. Na realidade, é uma combinação de várias exposições de um asteroide em primeiro plano que se move através do campo de visão do Hubble, “fotobombando” …

Ler Mais »

Como Plutão “ganhou” o seu coração

Vista de Plutão obtida pela sonda New Horizons da NASA no dia 14 de julho de 2015. Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI O mistério de como Plutão adquiriu uma característica gigante em forma de coração na sua superfície foi finalmente resolvido por uma equipa internacional de astrofísicos liderada pela Universidade de Berna e …

Ler Mais »

Fermi da NASA não deteta raios gama de supernova próxima

O telescópio de 48 polegadas do Observatório Fred Lawrence Whipple captou esta imagem, no visível, da galáxia Messier 101 em junho de 2023. A localização da supernova 2023ixf está assinalada com um círculo. O observatório, situado no Monte Hopkins, no estado norte-americano do Arizona, é operado pelo Centro de Astrofísica …

Ler Mais »

O helicóptero marciano Ingenuity da NASA, à direita, está perto do cume de uma ondulação de areia numa imagem tirada pelo Perseverance no dia 24 de fevereiro, cerca de cinco semanas após o último voo da aeronave. Parte de uma das pás do rotor do Ingenuity encontra-se na superfície, cerca …

Ler Mais »