Impressão de artista da sonda Gravity Probe B.

Lançada a sonda Gravity Probe B

Os investigadores podem finalmente testar a teoria da relatividade geral de Albert Einstein com a nova sonda colocada em órbita na 3ª-feira após uma série de atrasos e uma tentativa de lançamento abortada.

Um foguetão Delta 2 da Boeing colocou em órbita a sonda Gravity Probe B, tendo a órbita sido atingida, uma hora e meia depois do lançamento, exactamente como inicialmente previsto.

O lançamento tinha uma janela de lançamento de um segundo e o foguetão elevou-se ruidosamente no complexo de lançamento da Base da Força Aérea Americana de Vandenberg, na Califórnia, precisamente às 15h57min23,734s GMT.

Levou cerca de 11 minutos para que os primeiros dois andares da Delta 2 se separassem para colocar a sonda Gravity Probe B no espaço. Após ter navegado livremente durante uma hora, o foguete do segundo andar disparou um ligeiro impulso e libertou a sonda para a sua missão de 16 meses numa órbita polar a uma altitude de 644 km.

A missão Gravity Probe B é uma missão realizada pela NASA com investigadores da Universidade de Stanford para testar dois efeitos previstos pela teoria da relatividade, que estão ambos relacionados com a deformação provocada pela Terra no espaço-tempo. O primeiro, chamado “efeito geodético” é a deformação do espaço-tempo devida à existência da Terra. O segundo chamado “frame dragging”, é a medida da atracção exercida pela Terra que provoca a deformação do espaço-tempo à sua volta devido à sua rotação.

Francis Everett, investigador de Stanford considera que “é difícil imaginar uma experiência mais simples”.

A sonda vai ter uma estrela fixa de referência para a qual se vai manter apontada e vai ter um sistema giroscópico constituído por bolas do tamanho de bolas de ping-pong imersas em hélio líquido. As bolas giroscópicas terão frequências de 10.000 rotações por minuto (RPM) e será monitorizado como é que a direcção da rotação será afectada pelos efeitos gravitacionais previstos pela relatividade geral.

Sobre Miguel Montes