InSight regista sismo monstruoso em Marte

O “lander” marciano InSight da NASA detetou o maior sismo alguma vez observado noutro planeta: uma magnitude estimada de 5 que ocorreu no dia 4 de maio de 2022, o 1222.º dia marciano, ou sol, da missão. Isto acrescenta ao catálogo de mais de 1313 sismos que o InSight detetou desde que pousou em Marte em novembro de 2018. O maior sismo anteriormente registado teve uma magnitude estimada de 4,2, detetado no dia 25 de agosto de 2021.

Este espectrograma mostra o maior sismo alguma vez detetado noutro planeta. De magnitude estimada em 5, este terramoto foi descoberto pelo “lander” InSight da NASA no dia 4 de maio de 2022, o 1222.º dia marciano, ou sol, da missão.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/ETH Zurique

O Insight foi enviado para Marte com um sismómetro altamente sensível, fornecido pelo CNES (Centre National d’Études Spatiales) na França, para estudar o interior profundo do planeta. À medida que as ondas sísmicas passam ou são refletidas do material na crosta, manto e núcleo de Marte, mudam de formas que os sismólogos podem estudar para determinar a profundidade e composição destas camadas. O que os cientistas aprendem sobre a estrutura de Marte pode ajudá-los a compreender melhor a formação de todos os mundos rochosos, incluindo a Terra e a sua Lua.

Um sismo de magnitude 5 é de tamanho médio em comparação com os sentidos na Terra, mas está próximo do limite superior do que os cientistas esperavam ver em Marte durante a missão do InSight. A equipa científica terá de estudar mais profundamente este novo tremor de terra antes de poder fornecer detalhes como a sua localização, a natureza da sua fonte e o que nos poderá dizer sobre o interior de Marte.

“Desde que colocámos o nosso sismómetro em dezembro de 2018, temos estado à espera do ‘grande'”, disse Bruce Banerdt, investigador principal do InSight no JPL da NASA no sul do estado norte-americano da Califórnia, que lidera a missão. “Este sismo vai certamente proporcionar uma vista sobre o planeta como nenhum outro. Os cientistas vão analisar estes dados para aprenderem coisas novas sobre Marte nos próximos anos.”

O grande sismo surge à medida que o Insight enfrenta novos desafios com os seus painéis solares, que alimentam a missão. À medida que a localização do InSight em Marte entra no inverno, há mais poeira no ar, reduzindo a luz solar disponível. No dia 7 de maio de 2022, a energia disponível ao módulo caiu abaixo do limite que desencadeia o modo de segurança, onde o “lander” suspende todas as funções à exceção das mais essenciais. Esta reação está concebida para proteger o módulo de aterragem e pode ocorrer novamente à medida que a energia disponível diminui lentamente.

Depois do “lander” ter completado a sua missão principal no final de 2020, cumprindo os seus objetivos científicos originais, a NASA prolongou a missão até dezembro de 2022.

// NASA (comunicado de imprensa)

Saiba mais:

Notícias relacionadas:
SPACE.com
Universe Today
PHYSORG
CNN
Gizmodo
The Verge

InSight:
NASA
NASA – 2
Twitter
Wikipedia

Marte:
Wikipedia

Sobre Miguel Montes

Veja também

Missão TESS revela os planetas mais “inchados” já descobertos

A missão TESS da NASA descobriu os dois exoplanetas mais “fofos” alguma vez observados: TOI-791 b e TOI-791 c. Apesar de terem dimensões semelhantes às de Júpiter, são tão pouco densos que são mais leves do que algodão doce. Este raro par de "superinchados" poderá ajudar os astrónomos a compreender como os gigantes gasosos se formam e evoluem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *