Impressão de artista da sonda SMART-1. Crédito: ESA

Avanço da missão SMART-1

A primeira missão lunar da Europa, Small Missions for Advanced Research in Technology (SMART-1), completou 250 órbitas à volta da Terra, progressivamente espiralando para lá da Terra até uma eventual ligação gravitacional com a Lua.

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a semana passada que todas as funções da sonda estão a funcionar normalmente. Desde 24 de Fevereiro de 2004 que têm sido feitos testes ao seu motor e baterias, aproveitando uma série de eclipses do Sol em relação à Terra (a nave funciona a energia solar, e como apanha o cone de sombra do eclipse, não consegue receber luz para dar energia à nave).

A SMART-1 tem o objectivo principal de testar o sistema de propulsão eléctrica solar, que será a tecnologia dominante nas futuras missões da ESA. Quando começar a orbitar a Lua, a sonda também procurará gelo nas crateras do pólo Sul do nosso satélite.

Lançada em Setembro de 2003, a nave utiliza o seu motor eléctrico solar para lentamente a empurrar para órbitas cada vez maiores em volta da Terra, até que seja capturada pelo campo gravitacional da Lua. Essa viagem da Terra à Lua levará aproximadamente 16 meses a completar.

Sobre Miguel Montes

Veja também

Postais do antigo Marte: isótopos iluminam o clima marciano primitivo

Uma nova análise das assinaturas químicas medidas pelo rover Curiosity da NASA dá uma ideia do passado de Marte, numa época, há cerca de 3,7 mil milhões de anos, em que era mais quente e mais húmido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *