Asteróide é quasi-lua da Terra

A Terra tem apenas uma verdadeira Lua, mas os astrónomos descobriram que também temos uma “quasi-lua” – um companheiro que viaja pelo espaço e que está andando à volta da Terra em vez de orbitar o Sol.

O objecto, a única quasi-lua descoberta até agora, é um asteróide chamado 2003 YN107 que circula o Sol numa órbita quase idêntica à da Terra, órbita esta parecida com um saca-rolhas, que faz com que de vez em quando orbite o nosso planeta.

Relativamente à Terra, o asteróide regularmente segue um caminho tipo ferradura de cavalo, o que faz com que de vez em quando se atrase em relação a nós, e por outras vezes se encontre à nossa frente. Mas desde 1996 que o seu percurso é à volta da Terra, fazendo de 2003 YN107 um quasi-satélite. Esta fase irá durar até 2006.

De acordo com os especialistas em órbitas de asteróides do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, este asteróide é provavelmente um grande pedaço de detritos de um impacto lunar. Os cientistas anunciaram a descoberta na Conferência de Ciência Lunar e Planetária em Houston, Texas, na semana passada.

Outro objecto descoberto há dois anos, 2002 AA29, segue um caminho em forma de ferradura de cavalo relativamente à Terra, mas será apenas um quasi-satélite daqui a 500 anos.

Um terceiro asteróide, Cluithne, pode por vezes dar voltas à Terra. Estes objectos podem ser o primeiro exemplo de uma nova família de asteróides. Podem também ser o destino de futuras missões espaciais, em que serão recolhidas amostras e enviadas para a Terra.

Sobre Miguel Montes

Veja também

Postais do antigo Marte: isótopos iluminam o clima marciano primitivo

Uma nova análise das assinaturas químicas medidas pelo rover Curiosity da NASA dá uma ideia do passado de Marte, numa época, há cerca de 3,7 mil milhões de anos, em que era mais quente e mais húmido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *