Os dois asteróides são da cintura de asteróides que vagueia entre Marte e Júpiter e chamam-se Steins e Lutécia. A selecção destes alvos foi possível devido à enorme precisão com que o foguetão Ariane 5 colocou a sonda na sua trajectória, pelo que parte do combustível da sonda pode agora ser usado para os acertos que serão necessários devido à interacção gravitacional com os asteróides, restando ainda combustível para o objectivo central do trabalho da sonda, que será orbitar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko quando chegar junto deste cerca de 2014.
Os asteróides são blocos primitivos do sistema solar, que permanecem inalterados desde a sua formação cerca de 4600 milhões anos atrás. Apenas alguns foram observados com alguma proximidade e revelam ser bastante diversificados, não apenas no tamanho e forma, que pode ir desde alguns km até mais de 100 km, como também na sua composição.
Os dois alvos seleccionados para a sonda Rosetta têm características bastante diferentes. Stein é relativamente pequeno com um diâmetro de alguns quilómetros, enquanto que Lutécia tem mais de 100 quilómetros de diâmetro.
O encontro da sonda com o asteróide Stein ocorrerá no dia 5 de Setembro de 2008 a uma distância de 1700 km com uma velocidade relativa de 9 km/s.
O encontro com o asteróide Lutécia ocorrerá a 10 de Julho de 2010 a uma distância de 3000 km e com uma velocidade relativa de 15 km/s.
Espera-se que a sonda Rosetta obtenha imagens espectaculares durante estes contactos e que os instrumentos a bordo permitam obter mais dados sobre a composição, massa, densidade e temperatura superficial dos mesmos. Espera-se ainda que seja obtida informação sobre o gás e poeiras que os rodeiam.
 CCVAlg – Astronomia Centro Ciência Viva do Algarve – Astronomia
CCVAlg – Astronomia Centro Ciência Viva do Algarve – Astronomia
				 
		 
						
					 
						
					 
						
					