A margem da bacia Hellas. Crédito: ESA

Novas imagens da bacia Hellas

Novas imagens  da margem da bacia Hellas em Marte obtidas pela sonda Mars Express foram divulgadas ontem pela ESA. Estas imagens, obtidas com a High Resolution Stereo Camera (HRSC), mostram uma porção da região norte da bacia Hellas a uma latitude 29º S e a uma longitude de 68º E e foram tiradas na órbita n.º 488 com uma resolução de 18.3 metros por pixel. O Norte fica para a direita.

A bacia Hellas fica no hemisfério sudoeste de Marte e é efectivamente uma gigantesca cratera de impacto. Tem cerca de 9 quilómetros de profundidade e cerca de 2300 quilómetros de diâmetro, o que faz dela uma das maiores crateras de impacto do sistema solar.

O chão da bacia está coberto de gelo no inverno marciano e aparece visível mesmo nos telescópios da Terra.

Nas imagens são visíveis características peculiares  nomeadamente estruturas elípticas e côncavas que vão de noroeste para sudeste e várias crateras de impacto mais pequenas.

As bacias alongadas de menor dimensão terão muito provavelmente sido consequência da erosão eólica. Uma pequena rede de vales na região noroeste sugere a existência de actividade fluvial, eventualmente provocada por água.

A imagem do anáglifo 3D foi criada usando um canal estéreo e o  canal vertical (nadir) da HRSC. A cor da imagem foi criada a partir da vista vertical com três canais de cores. A imagem que se apresenta acima apresenta uma menor resolução para ser apresentada na internet.

Sobre Miguel Montes

Veja também

As barras estelares mostram que as galáxias evoluíram mais depressa do que se pensava

Impressão de artista que mostra a estrutura da Via Láctea, que está catalogada como uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.