Voluntariado

  

  

Este tipo de exercício de formação e cidadania está geralmente enquadrado por projetos ou colaborações entre instituições reconhecidas.

No entanto, recebemos igualmente voluntários que se apresentam de forma independente, e por isso não hesite em contatar-nos!

 

Pertencendo ao programa “Voluntariado da Universidade do Algarve”, o Centro Ciência Viva do Algarve recebe estudantes da Universidade do Algarve em programas de voluntariado adaptados aos seus interesses e percursos académicos. De acordo com este programa, o período de voluntariado é reconhecido no complemento ao diploma do estudante.

 

O Centro Ciência Viva do Algarve foi acreditado como instituição de acolhimento do programa europeu “European Voluntary Service”, podendo receber jovens da Europa enquadrados em projetos, para períodos podendo atingir um ano.

O Centro é parceiro de projetos coordenados pelas seguintes instituições regionais:

  • A associação ECOS pretende contribuir, através da sua atividade para a promoção da integração e da transformação social, através do combate à exclusão social e à discriminação, da promoção da igualdade de oportunidades, do incentivo ao diálogo e cooperação entre os vários atores da sociedade civil e da promoção do empreendedorismo e da inovação social. 
  • A Dypall, Organização Não Governamental (ONG), com sede em Portimão, é uma rede europeia de mais de 50 organizações da sociedade civil e autoridades locais de mais de 30 países, que visa envolver jovens nos processos de tomada de decisões em nível local e, assim, permitir que as autoridades municipais e regionais atendam às necessidades e interesses de juventude, envolver os jovens como atores ativos na solução de problemas e aumentar o nível de propriedade, comprometimento e envolvimento de uma parte importante de nossas comunidades.

 

Olá, sou a Alice, tenho 25 anos e sou uma rapariga italiana.

Em Itália existe a "servizio civile universale - função pública universal", uma possibilidade de os jovens passarem um ano no estrangeiro a fazer um trabalho útil para a comunidade Europeia.

Graças ao "Opes-Italia" e à "rede Dypall" passarei o meu ano cheio de possibilidades na cidade de Faro, capital da região algarvia de Portugal, trabalhando com o "Centro ciência viva do Algarve"!

De onde venho não existe uma associação tão grande e bem estruturada que combine campos como: biodiversidade, ciência e os jovens de hoje num contexto multi-didáctico e funcional! É uma grande oportunidade que o centro oferece tanto aos turistas como aos seus cidadãos! Estou feliz por colaborar num lugar tão eclético e cheio de ideias! Poderá criar percursos educativos, passeios que educam para o respeito pelo ambiente e também pela fauna e flora locais.”

    Alice, 2020

 

 

“Sou Estelle, venho de Martinique, uma pequena ilha francesa nas Caraíbas e sou voluntária no Centro Ciência Viva do Algarve desde Dezembro 2019, com a associação ECOS.

Durante este voluntariado estou a ajudar com os visitantes franceses, ajudar com a preparação do material para diferentes atividades com crianças, apoiar os meus colegas durante essas atividades quando precisam, traduzir documentos em francês para inglês ou português, ou vice-versa. E criar conteúdos em função das necessidades do CCVAlg, como postal eletrônico ou vídeos.”

Estelle, 2019 

“Sou a Ana Luísa, sou de Coimbra, mas tirei a licenciatura em Biologia Marinha em Faro.

Tive a ideia de fazer voluntariado no CCVAlg quando soube que tinham aquários e queria aprender mais sobre como manter aquários de água salgada.

Tive a sorte da Diretora Executiva do CCVAlg na altura ser minha professora numa disciplina e foi nesse primeiro contato que falei com ela sobre a possibilidade de fazer voluntariado com os aquários no CCVAlg.

Este voluntariado acabou por fazer com que eu percebesse que estava no mestrado errado e mais tarde ter acabado mesmo por mudar de mestrado tendo tirado o mestrado em Aquacultura e Pescas. Durante o voluntariado tive a possibilidade de realizar várias tarefas ligadas aos aquários, desde observação e alimentação dos animais, verificação e manutenção dos sistemas de suporte de vidas, realização de análises à água e monitorização dos parâmetros físico-químicos, entre outros.

 Fui voluntária no CCVAlg durante 4 anos e meio, o que acabou por me abrir portas a nível profissional, tais como uma Bolsa de Técnica de Investigação e ser Aquarista no Oceanário de Lisboa.”

Ana Luísa, 2017  


Contactos:
 Rua Comandante Francisco Manuel
     8000-250 Faro
 Telefone: 289 890 920 (rede fixa)
 E-mail: info@ccvalg.pt