Astronomia e Astroclube

  

Desde da criação do CCVAlg, há mais de duas décadas atrás, que a astronomia tem um papel preponderante na sua missão de comunicação e divulgação de ciência. Se for professor, consulte a nossa oferta educativa nas atividades correspondentes à Astronomia.

Se for uma pessoa curiosa ou interessada pela astronomia, descubra as muitas ofertas de atividades neste âmbito, nomeadamente:

- Apresentação às estrelas (Palestras temáticas de assuntos de astronomia) - Sessões de Observação noturna do céu com telescópio - Observações solares - Clube de astronomia "AstroClube" - Sessões de planetário

Apresentações às Estrelas

As sessões de "Apresentação às Estrelas" incluem uma palestra subordinada a um tema de astronomia, seguida de observação ao céu noturno a olho nu e com telescópio.

Realizadas mensalmente, na última 5ªfeira de cada mês, estas sessões tentam focar num tema de relevância à data da atividade, devido a algum acontecimento astronómico ou oportunidade de observação, ou alguma notícia recente de astronomia que motive a atividade. A observação noturna est; obviamente sempre dependente do hemisfério celeste observável, bem como das condições meteorológicas ou ambientais disponíveis.

Atividades do AstroClube

O AstroClube tem por objetivo desenvolver uma componente didática mais importante que durante as observações das apresentações às estrelas, que são mais lúdicas.

Neste contexto, enquadram-se atividades tais como possíveis "saídas de campo", realização de mini-formações sobre temas ou equipamentos, além de incorporar momentos dedicados à realização de atividades práticas pontuais ou ao longo de um período temporal, que podem tanto ser realizadas no próprio centro ou em outros locais parceiros dedicados à Astronomia.

Pretende-se que o Astroclube funcione como um "laboratório experimental" temático de astronomia. Assim, enquadram-se nesta filosofia uma cerca replicação do processo científico de descobertas na Astronomia, ou de exploração prática e "Hands-On" dos conceitos de astronomia.


logo astroclube


Ficha de Inscrição

REGULAMENTO

Sessões de Planetário

O CCVAlg dispõe de um planetário móvel com capacidade para cerca 25 pessoas onde é possível explorar a posição de astros no céu e seus movimentos ao longo do tempo (de diário a anual), bem como a influência do observador, e mesmo alguma da mitologia antiga subjacente às constelações que encontramos no céu. Infelizmente, devido à Pandemia da CoVID-19, estas sessões têm fortes restrições. Consulte-nos para detalhes.

 

Quase todas a nossa oferta em Astronomia é passível de se realizar no centro ou no exterior, embora as sessões de apresentação às estrelas sejam realizadas no centro.

Fique igualmente atente às nossas redes sociais  porque, ocasionalmente, fenómenos raros ou de especial interesse, como eclipses, passagens de cometas, ou outros, podem dar origem a uma programação especial.

 

Para mais informações: Tel.: 289 890 922/20 Fax: 289 890 929 E-mail: info@ccvalg.pt

Sessões de astronomia e planetário

As sessões de astronomia (observação noturna e observação solar) e de planetário móvel apresentam vários temas e conceitos de astronomia e é constituída por uma parte introdutória e por parte observacional. Na parte introdutória refere-se a importância do conhecimento das constelações e apresenta-se algumas imagens e lendas de constelações. Na parte observacional, a projecção da esfera celeste na cúpula permite, localizar os pontos cardeais a partir do movimento aparente do sol durante o dia e à noite através da utilização da estrela Polar, e a identificação de constelações. A importância da estrela polar na navegação ao longo dos tempos é ilustrada a diversas latitudes, onde se observa a diferença do movimento aparente dos astros. São ainda referidas as relações entre a cor de uma estrela, visível a olho nu, e a sua temperatura e idade. Os conceitos précientificos da mitologia são discutidos, comparativamente aos argumentos científicos actuais.

 

Realizamos sessões nas escolas, coletividades, hóteis, centro comerciais, etc.

 

Para mais informações: Tel.: 289 890 922/20 Fax: 289 890 929 E-mail: info@ccvalg.pt

Contactos:
 Rua Comandante Francisco Manuel
     8000-250 Faro
 Telefone: 289 890 920 (rede fixa)
 E-mail: info@ccvalg.pt