Top thingy left
 
ASTRÓNOMOS RESOLVEM MISTÉRIO CÓSMICO COM 900 ANOS EM TORNO DA SUPERNOVA CHINESA DE 1181
17 de setembro de 2021

 


Imagens a cores falsas da Estrela de Parker e da nebulosa PA 30 em seu redor, que constituem o remanescente do evento SN 1181. As cores representam o infravermelho, ótico e ultravioleta. Os contornos na imagem do meio mostram emissão de raios-X. À distância de 7500 anos-luz, 45 segundos de arco no céu correspondem a 100.000 UA. Uma unidade astronómica é a distância média entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de quilómetros.
Crédito: Universidade de Hong Kong

 

Segundo uma equipa internacional de astrónomos, um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova avistada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido.

Uma nova investigação publicada dia 15 de setembro diz que uma nuvem (ou nebulosa) ténue e em rápida expansão, de nome Pa 30, em torno de uma das estrelas mais quentes da Via Láctea, conhecida como Estrela de Parker, encaixa no perfil, localização e idade da supernova histórica.

No último milénio (começando no ano 1006), só houveram cinco supernovas brilhantes na Via Láctea. Destas, a supernova chinesa, também conhecida como "Estrela Convidada" de 1181, tem permanecido um mistério. Foi originalmente vista e documentada por astrónomos chineses e japoneses no século XII, que disseram que era tão brilhante quanto o planeta Saturno e permaneceu visível durante seis meses. Também registaram uma localização aproximada no céu, mas nenhum vestígio confirmado da explosão tinha sequer sido identificado pelos astrónomos modernos. As outras quatro supernovas são agora bem conhecidas da ciência moderna e incluem a famosa Nebulosa do Caranguejo.

A origem desta explosão do século XII permaneceu um mistério até à última descoberta feita por uma equipa de astrónomos internacionais de Hong Kong, do Reino Unido, Espanha, Hungria e França, incluindo o professor Albert Zijlstra da Universidade de Manchester. No novo artigo científico, os astrónomos descobriram que a nebulosa Pa 30 está a expandir-se a uma velocidade extrema de mais de 1100 km/s (a essa velocidade, viajar da Terra à Lua levaria apenas 5 minutos). Eles usaram esta velocidade para derivar uma idade que ronda os 1000 anos, que coincidiria com os eventos do ano 1181.

O professor Zijlstra explica: "Os relatos históricos colocam a Estrela Convidada entre duas constelações chinesas, Chuanshe e Huagai. A Estrela de Parker encaixa bem na posição. Isso significa que tanto a idade quanto a localização correspondem aos eventos de 1181."

Pa 30 e a Estrela de Parker foram propostos anteriormente como resultado da fusão de duas anãs brancas. Pensa-se que tais eventos levem a um tipo raro e relativamente ténue de supernova, chamada "supernova do Tipo Iax".

O professor Zijlstra acrescentou: "Apenas mais ou menos 10% das supernovas são deste tipo e não são bem compreendidas. O facto de SN1181 ter sido fraca, mas ter desvanecido muito lentamente, encaixa neste tipo. É o único evento onde podemos estudar a nebulosa remanescente e a estrela resultante da fusão, e também ter uma descrição da própria explosão."

A fusão de estrelas remanescentes, anãs brancas e estrelas de neutrões, dá origem a reações nucleares extremas e forma elementos pesados e altamente ricos em neutrões, com ouro e platina. O professor Zijlstra disse: "A combinação de todas estas informações como idade, localização, brilho do evento e duração historicamente registada de 185 dias, indica que a Estrela de Parker e Pa 30 são as contrapartes de SN1181. Esta é a única supernova do Tipo Iax onde estudos detalhados da estrela remanescente e da nebulosa são possíveis. É bom ser capaz de resolver um mistério histórico e astronómico."

 


comments powered by Disqus

 


A região de SN 1181 com os asterismos chineses indicados pelas linhas vermelhas. A posição de Pa 30 é assinalada com a cruz preta. A linha verde indica a constelação moderna de Cassiopeia. Está escrito que a supernova se situou no "alojamento lunar" chinês Kui (a região entre as duas linhas púrpuras tracejadas) entre Huagai e Chuanshe, perto de Wangliang. A melhor posição estimada de SN 1181 é dada pela cruz azul rodeada por um cículo azul de erro com um raio de 5 graus.
Crédito: Universidade de Hong Kong


// Universidade de Manchester (comunicado de imprensa)
// Universidade de Hong Kong (comunicado de imprensa)
// Artigo científico (The Astrophysical Journal Letters)
// Artigo científico (arXiv.org)

Saiba mais

Notícias relacionadas:
EurekAlert!
ScienceDaily
PHYSORG
Forbes

SN 1181:
Wikipedia

"Estrela Convidada":
Wikipedia

Supernovas do Tipo Iax:
Wikipedia

 
Top Thingy Right