Top thingy left
 
ROVER PERSEVERANCE DA NASA POUSA EM SEGURANÇA NO PLANETA VERMELHO
19 de fevereiro de 2021

 


Membros do equipa do rover Perseverance da NASA observam, no controle da missão, à chegada das primeiras imagens breves momentos após terem recebido o sinal de pouso bem-sucedido em Marte, dia 18 de fevereiro de 2021. O rover vai caracterizar a geologia e o clima passado do planeta, pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho, e será também a primeira missão a recolher amostras para envio posterior para a Terra.
Crédito: NASA/Bill Ingalls

 

O maior e mais avançado rover que a NASA enviou a outro mundo pousou em Marte ontem, após uma jornada de 203 dias percorrendo 472 milhões de quilómetros. A confirmação do pouso bem-sucedido foi anunciada no controle da missão no JPL da NASA, no sul do estado norte-americano da Califórnia, às 20:55 (hora portuguesa).

Repleta de tecnologia inovadora, a missão Mars 2020 foi lançada no dia 30 de julho de 2020, a partir da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, Flórida. A missão do rover Perseverance assinala um primeiro ambicioso passo no esforço de recolher amostras de Marte e enviá-las à Terra.

"Esta aterragem é um daqueles momentos cruciais para a NASA, para os EUA e para a exploração espacial globalmente - quando sabemos que estamos à beira de novas descobertas e a 'afiar os nossos lápis', por assim dizer, para reescrever os livros escolares," disse o administrador interino da NASA Steve Jurczyk. "A missão Perseverance incorpora o espírito da nossa nação de perseverar mesmo nas situações mais desafiadoras, inspirando e fazendo avançar a ciência e a exploração. A própria missão personifica o ideal humano de perseverar em direção ao futuro e vai ajudar-nos a preparar a exploração humana do Planeta Vermelho na década de 2030."

Com mais ou menos o tamanho de um carro, o geólogo e astrobiólogo robótico de 1026 kg passará várias semanas em testes antes de começar a sua investigação científica de dois anos na Cratera Jezero de Marte. Embora o rover vá investigar as rochas e sedimentos do antigo leito e delta do rio de Jezero a fim de caracterizar a geologia e o clima passado da região, uma parte fundamental da sua missão é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. Para o efeito, a campanha MSR (Mars Sample Return), que está a ser planeada pela NASA e pela ESA, permitirá que os cientistas na Terra estudem amostras recolhidas pelo Perseverance para procurar por sinais definitivos de vida passada usando instrumentos demasiado grandes e complexos para enviar para o Planeta Vermelho.

"Graças aos eventos emocionantes de hoje, as primeiras amostras pristinas de locais cuidadosamente documentados noutro planeta estão mais perto de serem enviadas para a Terra," disse Thomas Zurbuchen, administrador associado para ciência da NASA. "O Perseverance é o primeiro passo para enviar para a Terra rochas e rególito de Marte. Não sabemos o que estas amostras pristinas de Marte nos dirão. Mas o que nos podem dizer é monumental - incluindo que a vida pode ter existido para lá da Terra."

Com cerca de 45 km em diâmetro, a Cratera Jezero fica na orla oeste de Isidis Planitia, uma bacia de impacto gigante para norte do equador marciano. Os cientistas determinaram que há 3,5 mil milhões de anos a cratera tinha o seu próprio delta de rio e estava cheia de água.

O sistema energético que fornece eletricidade e calor ao Perseverance ao longo da sua exploração da Cratera Jezero é um MMRTG (Multi-Mission Radioisotope Thermoelectric Generator). O Departamento de Energia dos EUA forneceu-o à NASA por meio de uma parceria contínua para desenvolver sistemas energéticos para aplicações espaciais civis.

Equipado com sete instrumentos científicos primários, o maior número de câmaras já enviadas a Marte e o seu requintadamente complexo sistema de armazenamento de amostras - o primeiro do seu tipo enviado para o espaço -, o rover Perseverance irá examinar a região de Jezero em busca de restos fossilizados de antiga vida microscópica marciana, recolhendo amostras pelo caminho.

"O Perseverance é o geólogo robótico mais sofisticado alguma vez construído, mas a verificação de vida microscópica passada carrega com ela um enorme ónus da prova," disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da NASA. "Embora possamos aprender muito com os grandes instrumentos que temos a bordo do rover, poderá muito bem exigir os laboratórios e instrumentos muito mais capazes que temos na Terra para dizer se as nossas amostras contêm evidências de que Marte já abrigou vida."

Preparando o caminho para as missões humanas

"Aterrar em Marte é sempre uma tarefa incrivelmente difícil e estamos orgulhosos de continuar a construir sobre os nossos sucessos passados," disse Michael Watkins, Diretor do JPL. "Mas, enquanto o Perseverance avança esse sucesso, este rover também está a desbravar o seu próprio caminho e a enfrentar novos desafios à superfície. Nós construímos o rover não apenas para pousar, mas para encontrar e recolher as melhores amostras científicas para enviar para a Terra, e o seu incrivelmente complexo sistema de amostragem e autonomia não apenas permitem a realização desta missão, como também preparam o terreno para futuras missões robóticas e tripuladas."

O conjunto de sensores MEDLI2 (Mars Entry, Descent, and Landing Instrumentation 2) recolheu dados sobre a atmosfera de Marte durante a entrada, e o sistema TRN (Terrain-Relative Navigation) guiou autonomamente a nave durante a sua descida final. Espera-se que os dados de ambos ajudem futuras missões humanas a pousar noutros mundos com mais segurança e cargas úteis maiores.

À superfície de Marte, os instrumentos científicos do Perseverance terão a oportunidade de brilhar cientificamente. O Mastcam-Z é um par de câmaras científicas com zoom no mastro de sensoriamento remoto do Perseverance, ou cabeça, que cria panoramas coloridos 3D de alta resolução da paisagem marciana. Também localizada no mastro, a SuperCam usa um laser pulsado para estudar a química das rochas e sedimentos e tem o seu próprio microfone para ajudar os cientistas a melhor entender as propriedades das rochas, incluindo a sua dureza.

Localizados no final do braço robótico do rover, o PIXL (Planetary Instrument for X-ray Lithochemistry) e o SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics & Chemicals) vão trabalhar juntos para recolher dados da geologia de Marte. O PIXL vai usar um feixe de raios-X e uma suite de sensores para "mergulhar" na química elementar das rochas. O laser ultravioleta e o espectrómetro do SHERLOC, juntamente com o seu WATSON (Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering), vão estudar as superfícies das rochas, mapeando a presença de certos minerais e moléculas orgânicas, que são os blocos de construção baseados em carbono da vida na Terra.

O chassis do rover também abriga três instrumentos científicos. O RIMFAX (Radar Imager for Mars’ Subsurface Experiment) é o primeiro radar de penetração do solo à superfície de Marte e será usado para determinar como diferentes camadas da superfície marciana se formaram ao longo do tempo. Os dados podem ajudar a pavimentar o caminho para futuros sensores que procuram depósitos de água gelada subterrânea.

Também de olho nas futuras explorações do Planeta Vermelho, a demonstração tecnológica MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment) vai tentar fabricar oxigénio a partir do fino ar - a atmosfera ténue e principalmente de dióxido de carbono do Planeta Vermelho. O instrumento MEDA (Mars Environmental Dynamics Analyzer) do rover, que tem sensores no mastro e no chassis, fornecerá informações importantes sobre a meteorologia, clima e poeira de Marte nos dias de hoje.

Atualmente preso à barriga do Perseverance, o pequeno helicóptero marciano Ingenuity é uma demonstração de tecnologia que tentará o primeiro voo controlado e motorizado noutro planeta.

Os engenheiros do projeto e os cientistas vão agora colocar o Perseverance à prova, testando todos os instrumentos, subsistemas e sub-rotinas durante o próximo mês ou dois. Só então colocarão o helicóptero à superfície para a fase de teste de voo. Se for bem-sucedido, o Ingenuity pode acrescentar uma dimensão aérea à exploração do Planeta Vermelho, no qual helicópteros servem como batedores ou fazem entregas para futuros astronautas longe da sua base.

Assim que os voos de teste do Ingenuity fiquem concluídos, a busca do rover por evidências de vida microbiana passada começará a sério.

"O Perseverance é mais do que um rover, e mais do que esta coleção incrível de homens e mulheres que o construíram e nos trouxeram até aqui," disse John McNamee, gerente do projeto Mars 2020 da missão do rover Perseverance no JPL. "É ainda mais do que os 10,9 milhões de pessoas que se inscreveram para fazer parte da nossa missão. Esta missão é sobre o que os humanos podem alcançar quando perseveram. Nós chegámos até aqui. Agora, vejam-nos seguir em frente."

Mais sobre a missão

Um objetivo principal da missão do Perseverance em Marte é a investigação astrobiológica, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O rover vai caracterizar a geologia do planeta e o clima passado e será a primeira missão a recolher e a armazenar rochas e rególito marciano, abrindo caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA, vão enviar naves a Marte para recolher estas amostras armazenadas à superfície e trazê-las para a Terra para uma análise mais profunda.

A missão Mars 2020 do rover Perseverance faz parte da abordagem da exploração Lua a Marte da NASA, que inclui as missões Artemis à Lua que vão ajudar a preparar a exploração humana do Planeta Vermelho.

 

 


comments powered by Disqus

 


A primeira imagem enviada pelo Perseverance da superfície de Marte, meros momentos depois da equipa do controle da missão ter recebido o sinal de pouso bem-sucedido.
Crédito: NASA/JPL-Caltech


// NASA (comunicado de imprensa)
// Caltech (comunicado de imprensa)
// Stream da NASA sobre a chegada do Perseverance a Marte (NASA via YouTube)

Saiba mais

Notícias relacionadas:
Sky & Telescope
SPACE.com
New Scientist
PHYSORG
ScienceDaily
EarthSky
Scientific American
National Geographic
Wired
CNN
BBC News
sky news
The Verge
RTP Notícias
SIC Notícias
tvi24
TSF
Expresso
Público
Correio da Manhã
Diário de Notícias
Jornal de Notícias
Visão
SAPO TeK
Observador
ZAP.aeiou

Cobertura da missão do rover Perseverance pelo CCVAlg - Astronomia:
09/02/2021 - Rover Perseverance a poucos dias de pousar em Marte
10/11/2020 - Estudo mostra a dificuldade em encontrar evidências de vida em Marte
31/07/2020 - Missão do rover Perseverance a caminho do Planeta Vermelho
30/06/2020 - Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance
29/05/2020 - O detetive a bordo do rover Perseverance
19/11/2019 - Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos
15/02/2019 - Sonda MAVEN vai diminuir a sua órbita em preparação para o rover 2020 da NASA
15/05/2018 - NASA planeia levar um helicóptero até Marte
29/05/2018 - Rochas marcianas podem conter sinais de vida

Marte:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia

Cratera Jezero:
Wikipedia

Rover Perseverance:
NASA
NASA - 2
Facebook
Twitter
Wikipedia

 
Top Thingy Right