Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
EDIÇÃO DE IMAGENS DO HUBBLE DISPONÍVEL AO PÚBLICO
13 de Julho de 2004
 

Os astrónomos que trabalham com o Telescópio Espacial Hubble obtêm muitas vezes espectaculares imagens com base em dados brutos tirados pelo instrumento orbital. Mas graças a um novo software, esse poder pode agora chegar às mãos de qualquer pessoa e não só cientistas, quando equipados com um computador e um programa de edição de imagem.

O software, chamado FITS Liberator, é na realidade um plugin para o software Adobe Photoshop e está disponível gratuitamente no site europeu do Hubble. O plugin permite aos entusiastas de imagens espaciais trabalhar esses dados que eram antigamente apenas reservados aos astrónomos com ferramentas altamente especializadas.


Screenshot que mostra o programa o ESA/ESO/NASA Photoshop FITS Liberator em acção. Este tem um número de características interactivas que torna mais fácil a edição profissional de imagens de modo a produzir atractivas imagens de objectos celestes.
Crédito: ESA/ESO/NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

O FITS Liberator permite aos utilizadores de computadores pessoais a manipulação de imagens astronómicas no formato, claro, FITS (Flexible Image Transport System), ao deixar com que o Photoshop e derivados aceitem as imagens como se fossem simples ficheiros JPEGs ou GIFs. Os cientistas no Observatório Espacial Europeu, na Agência Espacial Europeia e na NASA desenvolveram este software.

As imagens FITS propriamente ditas estão disponíveis em numerosos arquivos públicos, tal como os mantidos pelo Instituto Científico do Telescópio Espacial (STScI), que opera o Hubble para a NASA. O formato dos dados é desde há muito tempo padrão entre os astrónomos devido à sua habilidade de gravar e transferir não só uma imagem, como também informação sobre a posição e espectro de um objecto espacial em particular. Outros formatos de imagens como os JPEGs e GIFs também contêm dados informativos da imagem, tais como o número de pixéis presentes, mas não são tão flexíveis.


Esta imagem a cores da nebulosa NGC 5979 foi combinada a partir de dados de ficheiros FITS com o plugin para Photoshop da ESA/ESO/NASA FITS Liberator. As imagens a preto-e-branco são seguidas por exposições semelhantes com filtros, que foram combinados para formar esta imagem.
Crédito: ESA/ESO/NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

De qualquer modo, há que perceber os princípios fundamentais dos dados.

Em adição ao HST, os ficheiros FITS são gerados pelo Telescópio da NASA Spitzer, o telescópio de raios-X XMM-Newton da ESA e qualquer outro instrumento (terrestre ou espacial) que pesquise o céu.

Links:

Fits Liberator:
http://www.spacetelescope.org/projects/fits_liberator/

Exemplos de dados de vários objectos:
http://www.spacetelescope.org/projects/fits_liberator/datasets.html
http://www.spacetelescope.org/projects/fits_liberator/archives.html

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right