Top Middle Thingy
Imagens Links
Fórum

ESPECTACULAR PERSEÍDAS ESTE VERÃO
29 de Junho de 2004

As Perseidas, uma das maiores chuvas de estrelas anuais vêm aí e as previsões dizem tratar-se de uma das melhores chuvas de meteoros dos últimos anos.

Esta chuva de meteoros começa suavemente no meio de Julho quando a Terra entra nas margens do rasto de poeiras do Cometa Swift-Tuttle, um cometa com um período de cerca de 130 anos e que passou nas proximidades da Terra pela última vez em 1992.

Cometa Swift-Tuttle,1992
Crédito: Herman Mikuz

Meteoróides de pequena dimensão embatem então na atmosfera que se move contra eles a 29 km/s e parecem vir de uma região do céu onde ocorre o embate da atmosfera contra as poeiras devido ao movimento de translação da Terra. No início da chuva serão apenas alguns em cada noite, mas o ritmo crescerá rapidamente até que a 12 de Agosto, no máximo desta chuva será de esperar observar dezenas de meteoros por hora entrarem na nossa atmosfera.

Queda de um meteoro numa Perseida
Crédtio
: Nathalie Dautel, 2001

Este ano o espectáculo será particularmente bom por duas razões: em primeiro lugar, no início de Agosto estar-se-á na Lua Nova pelo que o brilho da Lua não estraga a visibilidade dos meteoros e, em segundo lugar, porque a 11 de Agosto a Terra atravessa pela primeira vez um dos filamentos de poeira deixados pelo Cometa Swift-Tuttle e que se vão espraiando até atingir a órbita da Terra.

Este filamento é relativamente recente tendo sido libertado pelo Cometa durante a guerra civil norte americana em 1862. Muita da poeira na nuvem que a Terra atravessa anualmente foi libertada pelo cometa há milhares de anos e por isso encontra-se já bastante dispersa o que explica a longa duração desta chuva que dura cerca de um mês, com a máximo a 12 de Agosto como já foi referido.

Se as previsões estiverem correctas a Terra atinge o filamento dia 11 de Agosto às 22h00 portuguesas (21h00 TU) o que faz prever que nessa noite a chuva poderá atingir uma intensidade da ordem dos 200 meteoros por hora, a maioria dos quais apenas será visível em locais muito escuros. O radiante virá da região da constelação de Perseu que fica "para norte" (por volta das 02h00 estará a nordeste).

O radiante de uma chuva de estrelas.
Crédito: SPACE.COM

O Cometa Swift-Tuttle foi descoberto em 1862 pelos americanos Lewis Swift e Horace Parnell Tuttle. Três anos mais tarde Giovanni Schiaparelli (que viria a ser mais conhecido pelos "canais de Marte") descobriu que o rasto deste cometa era o responsável pelas Perseidas.

Giovanni Schiaparelli (1835-1910)

O cometa Swift-Tuttle tem um diâmetro de pelo menos 8 km (praticamente do tamanho do asteróide que extinguiu os dinossauros há 65 milhões de anos) e recentemente (em 1992) acreditou-se que poderia atingir a Terra em 2126. No entanto, cálculos mais finos realizados posteriormente revelam que tal não ocorrerá durante o próximo milénio pelo menos.

Podemos por isso relaxar. As perseidas são inofensivas e .... lindas. Este ano é apropriado para confirmar por si mesmo.

Meteoros