Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
ESPECTACULAR PERSEÍDAS ESTE VERÃO
29 de Junho de 2004
 

As Perseidas, uma das maiores chuvas de estrelas anuais vêm aí e as previsões dizem tratar-se de uma das melhores chuvas de meteoros dos últimos anos.

Esta chuva de meteoros começa suavemente no meio de Julho quando a Terra entra nas margens do rasto de poeiras do Cometa Swift-Tuttle, um cometa com um período de cerca de 130 anos e que passou nas proximidades da Terra pela última vez em 1992.


Cometa Swift-Tuttle,1992
Crédito: Herman Mikuz

Meteoróides de pequena dimensão embatem então na atmosfera que se move contra eles a 29 km/s e parecem vir de uma região do céu onde ocorre o embate da atmosfera contra as poeiras devido ao movimento de translação da Terra. No início da chuva serão apenas alguns em cada noite, mas o ritmo crescerá rapidamente até que a 12 de Agosto, no máximo desta chuva será de esperar observar dezenas de meteoros por hora entrarem na nossa atmosfera.


Queda de um meteoro numa Perseida
Crédtio
: Nathalie Dautel, 2001

Este ano o espectáculo será particularmente bom por duas razões: em primeiro lugar, no início de Agosto estar-se-á na Lua Nova pelo que o brilho da Lua não estraga a visibilidade dos meteoros e, em segundo lugar, porque a 11 de Agosto a Terra atravessa pela primeira vez um dos filamentos de poeira deixados pelo Cometa Swift-Tuttle e que se vão espraiando até atingir a órbita da Terra.

Este filamento é relativamente recente tendo sido libertado pelo Cometa durante a guerra civil norte americana em 1862. Muita da poeira na nuvem que a Terra atravessa anualmente foi libertada pelo cometa há milhares de anos e por isso encontra-se já bastante dispersa o que explica a longa duração desta chuva que dura cerca de um mês, com a máximo a 12 de Agosto como já foi referido.

Se as previsões estiverem correctas a Terra atinge o filamento dia 11 de Agosto às 22h00 portuguesas (21h00 TU) o que faz prever que nessa noite a chuva poderá atingir uma intensidade da ordem dos 200 meteoros por hora, a maioria dos quais apenas será visível em locais muito escuros. O radiante virá da região da constelação de Perseu que fica "para norte" (por volta das 02h00 estará a nordeste).


O radiante de uma chuva de estrelas.
Crédito: SPACE.COM

O Cometa Swift-Tuttle foi descoberto em 1862 pelos americanos Lewis Swift e Horace Parnell Tuttle. Três anos mais tarde Giovanni Schiaparelli (que viria a ser mais conhecido pelos "canais de Marte") descobriu que o rasto deste cometa era o responsável pelas Perseidas.


Giovanni Schiaparelli (1835-1910)

O cometa Swift-Tuttle tem um diâmetro de pelo menos 8 km (praticamente do tamanho do asteróide que extinguiu os dinossauros há 65 milhões de anos) e recentemente (em 1992) acreditou-se que poderia atingir a Terra em 2126. No entanto, cálculos mais finos realizados posteriormente revelam que tal não ocorrerá durante o próximo milénio pelo menos.

Podemos por isso relaxar. As perseidas são inofensivas e .... lindas. Este ano é apropriado para confirmar por si mesmo.

Links:
Meteoros
http://www.ccvalg.pt/detalhes.php?area=5&id=191
http://www.space.com/scienceastronomy/perseid_history_020806.html

Chuvas de Meteoros
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_meteor_showers

Cometa Swift-Tuttle
http://encyclopedia.thefreedictionary.com/Comet%20Swift-Tuttle
http://cometography.com/pcomets/109p.html
http://www.oarval.org/section3_16.htm

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right